O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em Moçambique está a solicitar propostas de empresas devidamente qualificadas para a melhoria da produção e do acesso a alimentos complementares nutritivos e acessíveis para bebés e crianças de 6 a 23 meses, através do processamento inovador e de baixo custo de alimentos de origem local em Moçambique.
O UNICEF tem como objectivo apoiar os países na garantia de uma nutrição, crescimento e desenvolvimento ideais para crianças, adolescentes e mulheres, promovendo dietas, serviços e práticas saudáveis. Esta iniciativa está alinhada com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável 2030 de acabar com a pobreza, a fome e a má nutrição.
Por meio deste pedido de propostas, o UNICEF procura identificar entidades locais que ofereçam abordagens inovadoras e de baixo custo para o desenvolvimento e produção de alimentos complementares seguros e nutricionalmente adequados para bebés e crianças pequenas com idades entre 6 e 23 meses, utilizando ingredientes disponíveis localmente.
O objectivo é melhorar o acesso a alimentos complementares acessíveis e nutritivos nas províncias de Moçambique com elevada incidência de má nutrição. Espera-se que as propostas estejam centradas em sistemas alimentares, com foco na ampliação de soluções locais inovadoras de processamento e na promoção de produtos alimentares produzidos ou adquiridos localmente, oferecendo opções acessíveis e diversificadas para melhorar a diversidade alimentar dos bebés, com potencial para desenvolver produtos para a população em geral, de modo a garantir a sustentabilidade.
Os documentos referentes ao concurso incluindo os termos de referência podem ser solicitados através do e-mail supplymaputo@unicef.org, indicando a referência LRPS-EMA-2025-9200315 na linha de assunto.
As empresas com elegibilidade para a prestação destes serviços, são convidadas a apresentarem as suas propostas (técnica e financeira em inglês) até às 13.00 horas (hora local de Maputo) do dia 3 de Novembro de 2025, directamente para moztenders@unicef.org.
Receba as últimas notícias, atualizações e dicas